EQUIPA DA UBI VENCE IMAGINE CUP NACIONAL

A equipa vencedora (da esquerda para a direita): Filipe Quinaz, Prof Simão Sousa, Pedro Querido e Luciana Alegre

The Dians é o nome da equipa vencedora da final nacional Imagine Cup, composta por três alunos da Universidade da Beira Interior e um do ISCTE, com o projecto Nuada, que consiste numa luva que ajuda pessoas com limitações de manuseamento a segurar objetos. Além do primeiro lugar na final nacional da Imagine Cup, o projecto Nuada ganhou a prova de Cidadania. Para os vencedores, este prémio não teria sido possível sem a colaboração dos docentes do Departamento de Informática Pedro Araújo e Simão Melo de Sousa.

Sete finalistas estiveram na competição de inovação, promovida e organizada pela Microsoft, mas só três foram premiados. No auditório da sede da Microsoft Portugal foram anunciados os projetcos tecnológicos que vão procurar garantir um lugar na final internacional da Imagine Cup, que se realiza em Julho em Seattle.

Em segundo lugar, ficou o projecto Gluck, com o desenvolvimento de uma aplicação que permite registar a evolução dos parâmetros clínicos de um diabético. A equipa, composta por alunos da FEUP e do IST, ficou em segundo lugar na final nacional, mas não vai disputar um lugar na final mundial destas miniolimpíadas tecnológicas (só um projecto irá participar na prova de cidadania).

O terceiro lugar da Imagine Cup nacional foi entregue ao projeto Sokethive, que foi desenvolvido por alunos da Universidade Nova de Lisboa e que se distingue por permitir a monitorização, em tempo real, de consumos energéticos de uma casa de família. Apesar de ter ficado em terceiro lugar, SocketHive vai disputar um lugar na final mundial, visto ser a vencedora da categoria de inovação.

Os dois representantes portugueses vão disputar uma final intermédia (organizada online), que servirá de apuramento dos melhores projectos do mundo, que deverão marcar presença na final mundial que tem lugar em Seattle. No ano passado, uma representante portuguesa venceu a final internacional da categoria de cidadania com um dispositivo que deteta o tipo sanguíneo de um ser humano em poucos minutos.

Deixe uma resposta